Espírito Motor
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
  SimplificaçõesXConteúdo
SimplificaçõesXConteúdo
Antes os fatos ganhavam muitas notas paralelas, eram observações emocionais, pontuações financeiras e conexões sociais.

Hoje os fatos têm uma forma baseada num ponte de corte apenas, leio a história dele, e procuro a tônica poética para seu valor, e exatamente onde a intensidade faz virada com a vulgaridade, eu paro, nessa divisa confusa entre ser algo muito nutritivo e estimulante, e a inevitável saída para o sujo e doentio, é onde paro no respeito ou no foco.

Não se trata de uma imposição - ou mesmo de um sucesso prometido e recorrente - mas sim de um princípio físico e natural, já totalmente assimilado em meus músculos verdadeiros ou metafóricos. Onde na minha inteligência existe uma engenharia política para ler os ocorridos agora existe essa premissa, deixar o fato ser fato até o ponto onde a realidade é ainda bela e estimulante, por mais rude e sangrenta que venha a ser.

Essa minha simplificação então separa em dois grandes momentos o que antes era visto de vários lados, o conteúdo ganha seu peso sintetizado nesse agrupamento e desrepeito, a leitura passa a ser feita sobre duas cores tão somente, o lado de cá do ponto de corte, ou o lado de lá.

Há sucesso nisso? Historicamente o resultado será um texto corrido, e ele com meu sobrenome, uma afirmação firme sem esvaziamentos no "será que", "por onde é melhor", "pensando como", "se você for assim", e todos os outros condicionais a derrubar o tamanho do fato. Quando a força poética bater estaca na pedra implicante e não fizer mais caminho para um firme calço, guardo a magnitude daquela superfície como suficiente para mim, não conectarei pessoas ao ocorrido, não terei aritmética para seu preço, e muito menos suas facetações emocionais.

Conteúdos vividos serão menores? Talvez sim, e se forem, melhor para mim.

Simplificações fazem bem para os outros? Talvez não, há muito de compreensão que será substituído por licensa poética, e nessa postura subjetiva muitos irão procurar maior respeito, porém não encontrarão na dinâmica que administro.

Já estou praticando isso há quanto tempo? Muitas resignações já me colocam a sentimentos muitos de profundidade, e isso tem tempo, alguns meses, talvez até um ano, ou mais, não sei especificar, hoje não falo do que farei, falo de como tem sido feito.
 
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

Olá! Eu sou um professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Minha principal estratégia de educação é considerar a construção do conhecimento como uma relação entre dois grandes universos, que eu prefiro chamar de mundos, o exterior e o interior.

Arquivos
16 de setembro de 2007 / 23 de setembro de 2007 / 30 de setembro de 2007 / 7 de outubro de 2007 / 14 de outubro de 2007 / 28 de outubro de 2007 / 11 de novembro de 2007 / 18 de novembro de 2007 / 25 de novembro de 2007 / 2 de dezembro de 2007 / 9 de dezembro de 2007 / 16 de dezembro de 2007 / 30 de dezembro de 2007 / 6 de janeiro de 2008 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]